SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TIPOS DE SLINGS: COMO ESCOLHER UM MODELO?

Em diversas sociedades, as crianças pequenas são carregadas junto ao corpo dos adultos. Assim, desfrutam do conforto de estarem junto ao corpo da mãe, sentindo seu cheiro, calor, as batidas do seu coração... e podem ser amamentadas em livre demanda, sem dificuldade alguma. Além disso, também podem participar e observar todas as atividades cotidianamente desempenhadas por suas mães e todo o seu grupo social, o que constitui um poderoso estímulo ao seu desenvolvimento cognitivo e social
Nossa sociedade, porém, parece ir no sentido contrário, e se notabiliza por criar artefatos para separar os adultos dos bebês. Moisés, carrinhos, cadeirinhas “vibratórias” e toda espécie de aparato que separa os bebês dos adultos, como nos descrevem Sears & Sears (2001):

“Quando passeamos por uma loja infantil, eu e minha esposa nos perguntamos como pudemos criar nosso oito filhos sem tantas dessas coisas: assentos infantis de plástico, babás eletrônicas, balanços mecânicos, berços que balançam, e todos os equipamentos high tech que prometem (por um alto preço) tornar os cuidados com bebês mais convenientes… à distância. (…)
O mercado de coisas para bebês é grande, e os pais que desejam sempre o melhor para os seu filhos, sempre estão prontos a abrir o talão de cheques ou entregar o cartão de crédito.
Aqui vai nosso conselho sobre equipamentos para bebês, materiais de estimulação infantil, e todas as coisas que enchem as prateleiras das lojas infantis por aí: escolha o HIGH TOUCH (muito toque) ao invés do HIGH TECH (muita tecnologia). O melhor brinquedo de todos para um bebê é outro ser humano. Invista num sling para bebês, ou mesmo em dois: um para a mamãe, e outro para o papai. (…)
Então, deixe seu bebê enriquecer suas experiências a partir da paisagem em constante mudança, que ele vê enquanto você o carrega nos seus braços. São os relacionamentos, e não as coisas, que desenvolvem a inteligência do seu bebê.” [p.12]

Por isso, comece hoje mesmo a slingar com o seu bebê! Para ajudá-la a escolher o seu tipo de sling, descreveremos brevemente os mais comuns a seguir. Basicamente, todos os slings são faixas de tecido, nos quais a mãe pode carregar o bebê junto ao corpo. Todos os tipos de slings podem ser usados com bebês, desde os recém-nascidos até aproximadamente 20 kg. de peso (mais ou menos 3 anos de idade).

RING SLING (SLING DE ARGOLAS)
Esse sling é uma faixa de pano que tem duas argolas presas em uma das extremidades. O ring sling permite que a criança seja carregada em diversas posições. As mais recomendadas para os bebês de 0 a 3 meses são as posições deitada (cradle carry) e barriga com barriga (tummy to tummy carry), sendo que tais posições também podem (e devem) ser utilizadas para bebês maiores, desde que se façam pequenas adaptações, tais como, por exemplo, deixar os pés do bebê fora do sling. Também pode-se amamentar o bebê com bastante conforto e descrição no sling.
A partir dos quatro meses de idade, o bebê também poderá ser carregado em outras posições, que estão mais de acordo com sua crescente curiosidade por explorar o mundo, tais como: sentado de frente (canguru ou front carry), sentado nos quadris (hip carry) e nas costas (back carry).
Outra vantagem do ring sling é que, por ter sua altura ajustável através das argolas, ele pode ser compartilhado por papai e mamãe.

(Cauã aos 2 mese de idade, com as perninhas cruzadas dentro do sling.)


(Cauã aos 4 meses, dormindo no ring sling, com as perninhas pra fora do sling.)

POUCH SLING
É também uma faixa de pano, porém sem as argolas. Porém, ele deve ser feito sob medida para o adulto que irá usá-lo. Alguns fabricantes de slings já produzem pouchs que podem ser ajustados, através de um sistema com velcro, para ser utilizado por dois adultos com medidas diferentes.
Possui as mesmas vantagens e permite as mesmas posições para se carregar o bebê que existem no ring sling, como deitada (cradle carry), barriga com barriga (tummy to tummy carry), sentado de frente (canguru ou front carry), sentado nos quadris (hip carry) e nas costas (back carry).

(Cauã aos 5 meses de idade, sentado de frente- posição canguru- no pouch.)


(Cauã aos 10 meses de idade, deitado no pouch, pronto para tirar uma soneca durante um passeio.)

MEI TAI
De origem asiática, o mei tai consiste numa espécie de “cadeirinha de tecido”, com quatro faixas que são amarradas ao corpo do adulto. O mei tai não precisa ser feito sob medida, e pode ser compartilhado por diversos adultos. No oriente, esse tipo de sling é usado com crianças desde o nascimento. No Brasil, os fabricantes de slings costumam recomendar que ele seja utilizado a partir do quarto mês de vida do bebê, pois nessa idade a criança já tem maior controle do tronco, pescoço e cabeça.
Quando o bebê é menor, usa-se o mei tai com as perninhas do bebê dentro do sling. Quando ele já está maior, as perninhas ficam do lado de fora. Embora seja muito seguro e confortável, o mei tai possui menos opções de posições para se usar o sling com o bebê. Ele poderá ser utilizado nas posições barriga com barriga (tummy to tummy carry), nos quadris (hip carry) e nas costas (back carry). Mas não é possível carregar a criança deitada, sentade de frente nem amamentá-la no mei tai.

(Cauã aos 4 meses, passeando no shopping, com as perninhas para dentro do mei tai).


(Cauã aos 7 meses, brincando no parquinho, com as perninhas pra fora do mei tai.)

Referência Bibliográfica:
Tradução e adaptação de Taicy Ávila para:
Sears, W. & Sears, M. (2001). The Attachment Parenting Book: a commonsense guide to understending and nurturing your baby. (O livro da criação por apego: um guia de bom senso para compreender e cuidar do seu bebê.) Little Bown and Company, New York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário