SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

FAZENDO SUA PRÓPRIA COMIDA PARA BEBÊS

            Comida de bebê não precisa vir num potinho. Você pode fazer sua própria comida para bebês em casa, e não é difícil. A comida de bebê é simplesmente a comida dos adultos, porém purificada e sob a forma de purê, ou amassada, apenas uma versão modificada da comida que você já prepara para si. Aqui vão três boas razões pelas quais você deve fazer sua própria comida para bebês:



·         1) Você sabe o que ela contém.
·        2)  Você pode adaptar a textura às preferências do seu bebê.
·      3)  Ajuda você a formar o paladar do seu bebê e ensiná-lo o verdadeiro sabor dos alimentos frescos.


(Meu filho Cauã, comendo laranja lima aos 8 meses de idade)


2
·     DICAS PARA FAZER A COMIDA DO SEU BEBÊ
  • Use frutas e vegetais orgânicos. Seu bebê merece alimentos livres de pesticidas. (Nota da blogueira: eu construí um pequeno canteiro em casa para ter alimentos frescos para o meu filho. Também plantamos algumas árvores frutíferas no jardim. Se você mora em apartamento, pode fazer uma pequena horta caseira em jardineiras plásticas.) Esfregue muito bem frutas e vegetais com uma escova vegetal. Remova todas as partes que possam causar engasgos, tais como a pele e as sementes. Retire o excesso de gordura e a pele das carnes de frango e vermelha.
  • Cozinhe os vegetais no vapor. Isso os deixa macios, facilitando para tranformá-los em purê ou amassá-los com o garfo, faciitando a mastigação pelo bebê. E preserva mais as vitaminas e minerais dos alimentos do que cozê-los na fervura.
  • Não há necessidade de se adicionar sal ou açúcar. Experimente usar um pouco de suco de limão, tanto para temperar quanto para preservar os alimentos. Ele ajuda a destacar naturalmente o sabor dos alimentos.
  • Evite fritar os alimentos, pois a fritura adiciona gorduras não salutares à comida.
FONTE:
Traduzido e adaptado por Taicy Ávila, de:
Sears, W. & Sears, M. (1999). The family nutrition book. (O livro da nutrição familiar). New York: Little, Bown and Company.


(Cauã comendo papinha caseira aos 7 meses de idade.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário