SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

NUTRIDICA: OS ALIMENTOS SÓLIDOS EM ADIÇÃO, E NÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO LEITE.

            Considere os alimentos sólidos como uma adição, e não uma substituição, ao leite, seja materno ou artificial. O leite materno, ou mesmo o leite artificial próprio para bebês, é um alimento muito mais balanceado nutricionalmente do que qualquer tipo de alimento sólido.
            Isso é de especial importância para os bebês amamentados ao seio. Para o bebê que recebe leite materno, é melhor introduzir os alimentos sólidos de maneira lenta a gradual, para que ele não se tornem um substituto ao leite materno, que é muito mais nutritivo.
            Além disso, a introdução precoce de alimentos sólidos pode interferir na produção de leite materno, diminuindo-a. (Nota da blogueira: o leite materno é produzido de acordo com a demanda e a sucção do bebê ao seio. Assim, quanto mais ele suga, mais leite a mãe produz. E quanto menos ele suga, tanto mais escasseia a produção de leite. Não permita que os alimentos sólidos substituam o leite materno, pois isso certamente acarretará num desmame precoce do seu bebê.)
FONTE:
Traduzido e adaptado por Taicy Ávila, de:
Sears, W. & Sears, M. (1999). The family nutrition book. (O livro da nutrição familiar). New York: Little, Bown and Company. [p. 263]

Nenhum comentário:

Postar um comentário