SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

NUTRIMITO: ENGROSSAR A MAMADEIRA FAZ O BEBÊ DORMIR MAIS?

“Engrossar” a mamadeira do bebê, com cereal ou farináceo, o fará dormir mais à noite? Oferecer uma mamadeira com leite engrossado, a fim de fazê-lo dormir a noite toda, ou espaçar mais o intervalo entre as mamadas, é um antigo truque, ensinado por mães e avós, e geralmente, contra- indicado pelos pediatras que prezem pela boa nutrição da criança. (Nota da blogueira: engrossar é adicionar Mucilon, Farinha Láctea e afins à mamadeira do bebê)
Para se engrossar as mamadeiras, é preciso utilizar bicos com o furo muito grande. Para o bebê, ingerir uma grande quantidade de líquido engrossado, que desce facilmente através de uma bico grande, talvez cause confusão quando da introdução de alimentos sólidos, quando ele precisará lidar com alimentos líquidos como o leite e pastosos como as papinhas.
As mamadeiras engrossadas são recomendadas somente para crianças com problemas gástricos, tais como o refluxo. E ainda assim deverão ser utilizadas somente com prescrição do médico pediatra.
FONTE:
Traduzido e adaptado por Taicy Ávila, de:
Sears, W. & Sears, M. (1999). The family nutrition book. (O livro da nutrição familiar). New York: Little, Bown and Company. [p. 270]

Nenhum comentário:

Postar um comentário