SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O LEITE MATERNO: 7 BOAS RAZÕES NUTRICIONAIS PARA AMAMENTAR O SEU FILHO

  1.     Ao nascer, o trato intestinal de um bebê jamais havia encontrado qualquer tipo de alimento, sendo completamente imaturo. O leite materno, sobretudo o colostro (um leite amarelado, secretado nos primeiros dias do pós parto) contém importantes substância imunológicas, que protegerão o frágil intestino do bebê. A principal dessas substâncias é a imunoglobina secretora IgA.
  2.     Logo após o nascimento, o trato intestinal será tomado por bactérias, muitas das quais fazem parte de uma flora intestinal saudável. Uma dessas boas bactérias é o Lactobacillus bifidus, que produz importantes nutrientes para o organismo do bebê, e também impede que vírus e bactérias perigosas se instalem no intestino.
  3.     O leite materno contém gorduras, proteínas, lactose, vitaminas, minerais e água. Tudo exatamente na medida certa para as necessidades dos bebês da espécie humana. O leite humano, por exemplo, contém uma quantidade de proteína inferior ao leite de vaca. Isso pode parecer uma desvantagem, mas não é. Se os bebês humanos, assim como os bezerros, dobrassem de peso em menos de 50 dias, as mães em breve nem sequer poderiam carregá-los no colo. Enquanto um bezerro precisa crescer vertiginosamente para poder pastar sozinho, o bebê humano precisa alimentar o seu CÉREBRO. Por esse motivo, o leite humano contém substâncias essenciais para a formação do sistema nervoso central, como o aminoácido taurina, importante para o cérebro e a retina.
  4.     O leite materno é de fácil digestão para os bebês. Ele já contém uma enzima, a lipase, que ajuda a quebrar as moléculas de gordura, facilitando, assim, a absorção de todos os seus nutrientes pelo organismo do bebê, cujo sistema digestivo ainda é muito imaturo.
  5.   O leite materno é rico em ácido graxos essenciais para o processo de mielinização do cérebro, tais como o DHA. As células do cérebro, chamada neurônios, ao nascimento ainda não têm completa a mielina, uma cama de gordura presente em cada um dos neurônios. Essa camada de gordura é responsável pela transmissão de dados de uma célula nervosa para a outra, e será formada ao longo de todo o 1º ano de vida, a partir dos ácidos graxos presentes no leite materno.
  6.     Os nutrientes presentes no leite materno são muito mais bem aproveitados e absorvidos pelo bebê do que os presentes em qualquer outro tipo de leite, o que é chamado de biodisponibilidade. Tomemos como exemplo o ferro. Estudos mostram que ao menos 50% do ferro presente no leite materno é absorvido pelos bebês. Contra apenas 10% do ferro presente no leite de vaca e somente 4% do ferro presente nas fórmulas infantis (leite artificial) fortificadas com ferro. Além disso, o leite materno contém uma proteína chamada lactoferrina, que faz com que o ferro seja absorvido pelo estômago (e não pelo intestino) do bebê, o que não apenas promove maior absorção desse nutriente, mas ajuda a proteger o trato intestinal de infecções provocadas por diversas bactérias que se alimentam de ferro.
  7.     “O leite humano é uma substância viva, que contém células vermelhas e substâncias imunológicas (Nota da blogueira: como os glóbulos brancos). É uma fonte nutricional viva, que muda diariamente (às vezes, a cada hora) para se ajustar às necessidades do bebê em crescimento. As fórmulas infantis (leite artificial) são uma coleção de nutrientes mortos. Elas não contém glóbulos brancos vivos, enzimas digestivas ou fatores imunoprotetores. “ [p. 249]


FONTE:
Traduzido e adaptado por Taicy Ávila, de:
Sears, W. & Sears, M. (1999). The family nutrition book. (O livro da nutrição familiar). New York: Little, Bown and Company.


(Foto do meu filho Cauã, sendo amamentado.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário