SEJAM BEM VINDAS, MAMÃES!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

REGRAS FAMILIARES: O SEGREDO DA PAZ

(por Elizabeth Pantley, educadora.)

Até mesmo a criança mais novinha pode entender o que é uma regra, que pode ser um simples ritual diário, como “Escovamos os dentes antes de dormir” ou “Levamos os pratos para a pia depois que comemos”. Uma regra também pode ser um guia para o comportamento, como “Nós não batemos nas pessoas”. As regras funcionam melhor quando são breves, simples e quando são seguidas de modo constante.
A primeira coisa que você precisa fazer é decidir sobre as regras prioritárias. Um número excessivo de regras complica a vida de todos. Além disso, quando numerosas demais, elas são facilmente esquecidas, de modo que é melhor determinar as dez mais importantes, ou algo em torno disso. O melhor modo de descobrir quais são as dez regras mais importantes é fazendo uma lista dos problemas comportamentais que mais o incomodam. Ao ver quais são eles, você saberá quais são os mais importantes e que devem ser abordados com uma regra formal.
Depois que você tiver feito uma lista dos principais problemas de comportamento, traduza cada um em uma regra clara e simples. Por exemplo, se seus filhos são rudes demais uns com os outros e costumam empurrar, bater, chutar, puxar os cabelos ou brigar uns com os outros ao ponto das lágrimas, crie uma regra simples de entender que abranja todos esses comportamentos, como “Não machucamos ninguém”.
Enquanto você cria as regras, garanta que serão possíveis de colocar em prática. Esta não é uma lista de cada coisa que você desejaria; ela diz respeito aos comportamentos prioritários, e são aquelas que você está disposto a colocar em prática.
Uma ótima maneira de proclamar as novas regras é publicá-las na forma de um pôster. Use cores alegres e enfeites para torna-lo mais alegre e depois o pendure na parede, para que todos o vejam e se lembrem das regras.
Outra vantagem de regras específicas por escrito é que elas trazem em si regras implícitas adicionais. “Não machucamos ninguém” pode ter sido criada para prevenir brigas físicas entre seus filhos, mas também implica a prevenção de sofrimento emocional. As regras refletem a personalidade e cultura de uma família – os valores e moral que guiam todas as suas ações e estabelecem o que é mais importante em sua unidade familiar.


(Extraído do livro “Soluções para disciplina sem choro: maneiras gentis para incentivar o bom comportamento sem queixas, birra e lágrimas”. Ed. M Books, pp. 102- 104)

Nenhum comentário:

Postar um comentário